PAPERSU – PLANO DE AÇÃO PARA A APLICAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO PARA OS RESÍDUOS URBANOS 2030
O Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) constitui um documento estratégico orientador que visa dar continuidade à aplicação da política nacional de resíduos, e desta forma envolver os agentes do setor para a implementação de ações que permitam ao país estar alinhado com as políticas e orientações comunitárias, contribuir para o aumento da prevenção, reciclagem e outras formas de valorização dos resíduos urbanos, com a consequente redução de consumo de matérias-primas naturais de recurso limitado. Este documento foca-se na prevenção da produção de resíduos e na recolha seletiva, destacando os desafios de novas frações a gerir têxteis, perigosos ou biorresíduos) e, na promoção do uso dos materiais resultantes de resíduos (combustível derivado de resíduos, composto, recicláveis recuperados, biogás e cinzas/escórias).
As Metas Ambientais Europeias a que Portugal está sujeito são muito exigentes nos próximos anos, implicando a alteração profunda de hábitos de consumo e comportamentos e rotinas da população relativas à gestão e valorização dos recursos.
A RSTJ encontra-se a elaborar o seu PAPERSU 2030, onde constam medidas e ações que visam o cumprimento da estratégia nacional para sua área de abrangência.
Neste contexto, se reside num dos Municípios abrangidos pelo sistema da RSTJ, i.e. Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Santarém, Tomar, Torres Novas ou Vila Nova da Barquinha, gostaríamos de obter a sua participação na elaboração do PAPERSU 2030 através do preenchimento do questionário abaixo, cuja resposta é anónima. A sua colaboração é fundamental e irá contribuir para um futuro mais sustentável, alinhado com os princípios da economia circular e da hierarquia da gestão dos resíduos.
Período de Participação Pública encerrado.